Economize no tratamento de pisos utilizando a técnica da decapagem

Uma boa manutenção de tratamento de pisos exige uma lavagem pesada periodicamente para remover a camada mais superficial do tratamento, já que a aplicação indiscriminada leva ao acúmulo indesejado de cera, principalmente nos cantos do piso tratado.

Os processos de decapagem e alvejamento são alternativas importantes de manutenção, pois com eles conseguimos retardar consideravelmente a remoção total do tratamento, já que o excesso de resíduos é eliminado. Na nossa vivência, diariamente presenciamos várias situações de pisos empresariais, mas um caso muito notável é o de uma rede de supermercados que removia todo o tratamento de suas lojas a cada 6 meses, e quando passou a fazer o processo de decapagem e alvejamento passou a efetuar a remoção total a cada 9 meses.

Assim consegue-se uma grande economia de produto e mão de obra, aumentando o espaçamento da remoção total.

Mas como funciona a decapagem e alvejamento?

A decapagem e o alvejamento consiste em efetuar periodicamente uma lavagem pesada com disco verde ( ou preto se utilizado em lavadoras automáticas ) e detergente neutro, no caso da decapagem, ou Removedor em alta diluição no caso do alvejamento, para que este não afete o filme aplicado. Cabe lembrar que o processo de alvejamento é mais complexo e delicado, exigindo treinamento da equipe, pois é efetuado utilizando-se de removedor em alta diluição. Se mal realizado, pode afetar o acabamento.

Produtos necessários:

Equipamentos necessários:

Enceradeira industrial Compacta

Lavadoras automáticas SOTECO

Técnica decapagem (utiliza-se detergente neutro)

1) Umedecer o piso ou pulverizar o detergente sobre o local a ser decapado;

2) Passar a máquina com o disco verde ou preto, concentrando o esforço onde está o acumulo de cera (cantos, áreas de menor tráfego), pois fazendo isso estaremos nivelando a quantidade de cera no piso;

3) Após a decapagem, deve-se recolher o resíduo de limpeza com aspirador de líquidos, rodo ou máquina automática de lavar pisos, e enxaguar com água limpa.;

4) Feito isso, o piso está pronto para receber uma nova camada de cera.

Técnica alvejamento (utiliza-se removedor em alta diluição):

1) Umedecer o piso com removedor em diluições acima de 1:100, aplicando em áreas menores para que não fique de molho muito tempo sobre o piso.

2) Passar a máquina rapidamente como disco verde ou preto sobre o piso, concentrando o esforço onde está o acumulo de cera, como nos cantos.

3) Após a esfregação do piso, deve-se recolher imediatamente o resíduo de limpeza com aspirador de líquidos, rodo ou máquina automática de lavar pisos, e enxaguar com água limpa 2 vezes.

4) Após isso o piso está pronto para receber uma nova camada de cera.

Bom, esperamos ter ajudado. Como o processo de decapagem e alvejamento é tão importante e complexo, desenvolvemos um e-book sobre o assunto: Os segredos para uma eficiente remoção de Ceras e Acabamentos. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui ou na imagem abaixo.

Cadastre-se aqui para receber nossos e-mails e ficar por dentro de mais conteúdos sobre limpeza profissional.

 

2 Comentários

  1. Vanny-Reply
    4 de julho de 2017 em 20:44

    SEMPRE É BOM TER NOVAS TECNICAS, EU MESMO TENHO UMA LOJA DE MATERIAL DE LIMPEZA, E ESTOU NO SEGUIMENTO DE TRATAMENTO DE PISOS

Deixe um comentário