Girassol Química completa 40 anos e marca mercado profissional de limpeza

Foi como um girassol que aponta a sua flor sempre em direção a luz, que esta empresa que leva o mesmo nome construiu a sua história de sucesso no mercado de limpeza profissional.

Fundada em 1981 em Porto Alegre – RS, a Girassol Química nasceu e se desenvolveu junto com o mercado profissional de limpeza. Atualmente a ela conta com mais de 100 produtos em seu portfólio, mais de 50 distribuidores em todo o Brasil e uma estrutura de ponta para atendimento e produção de seus produtos.

Mas no início, tudo eram cinzas e hoje vamos contar a nossa história para vocês.

No início de 1985, desempregado e em busca de algum negócio para chamar de seu, Silvano Rocha embarcava na oportunidade de ser sócio de uma indústria química pequena, fundada em 1981, mas que havia sofrido um incêndio recente e seu proprietário estava sem recursos financeiros para continuar.

 

Embora não soubesse nada sobre produtos de limpeza ou química, Silvano teve a coragem necessária e, como ele mesmo diz, “quebrou o porquinho” e topou o negócio entrando de sócio. Ele faria a parte comercial, pois tinha experiência na área, e sempre acreditou que o atendimento era a melhor forma de fidelizar clientes.

Na época, o patrimônio da empresa era apenas um misturador para detergente, um fogareiro industrial e dois tambores de aço. O restante eram cinzas – e teriam que reconstruir o negócio. O tempo foi passando e no início de abril de 1985, a produção foi retomada em um pequeno espaço emprestado numa serralheria de um amigo, até que a Girassol encontrasse um local melhor para se instalar. O nome da empresa foi assim escolhido pois a flor Girassol significa felicidade e prosperidade, e está virada sempre para cima, buscando a luz, tudo o que representava o que eles precisavam no início.

Usando as próprias mãos, Silvano e seu sócio empunhavam pás e produziam os produtos em tambores de 200 litros, bem como entregavam no próprio veículo.

Alguns meses depois, finalmente a Girassol se instalou no seu primeiro depósito, um prédio modesto de 200 m2. Contrataram seus dois primeiros colaboradores, para auxiliar no escritório e na produção.

A linha de produtos da época contava com apenas 5 produtos: desinfetante, detergente, cera a base d’água, cera a base de petróleo e um limpador amoniacal.

Nenhum começo é fácil, e um ano depois, o sócio de Silvano saiu do negócio para virar funcionário de uma grande empresa, e vendeu a sua parte aceitando um veículo como pagamento.

A medida em que o tempo foi passando, a empresa foi crescendo junto com o mercado profissional de limpeza, que exigia produtos mais eficazes e um atendimento melhor.

Os filhos do seu Silvano, Luciano e Gustavo que, desde crianças, durante as férias, já iam para a empresa e brincavam de misturar produtos químicos, entraram para auxiliar o pai logo que saíram do ensino médio. Alguns anos depois, Gustavo se formou em engenharia química e Luciano em administração. Isso era toda ajuda que o “Seu” Silvano precisava para a crescer.

Em 1997 a empresa precisava de mais espaço e foi para uma área maior, de 700 m2, já produzindo uma linha de produtos mais extensa e moderna. A partir dali, a Girassol começou a ultrapassar fronteiras, com os primeiros clientes fora do Rio Grande do sul.

Passaram-se 10 anos, e a empresa entrou em um outro patamar, adquiriu um prédio próprio em uma área de 5 mil m2 em Cachoeirinha – RS, e abriu sua filial no estado de São Paulo, pois já possuía bons clientes por lá. Nesta época que o “seu” Silvano viu que poderia passar o bastão, e após 3 enfartos, decidiu que poderia aproveitar a vida no campo e confiar o negócio aos seus filhos.

De lá para cá, a Girassol não para de crescer e se modernizar, possuindo dezenas distribuidores no Brasil, sendo a escolha de clientes referência nos mais variados segmentos. Hoje conta com mais de 100 produtos em seu portfólio e uma linha de produção totalmente modernizada, que produz mais de 4 milhões de litros por ano.

O meio ambiente é um dos focos de desenvolvimento da Girassol, que tem 100% do seu efluente de produção tratado, dezenas de produtos ecologicamente corretos e biodegradáveis, e é membro do programa EU RECICLO, para reciclagem e compensação de embalagens plásticas comercializadas.

Com mais de centenas de treinamentos aplicados, e-books, vídeos, consultores e especialistas contratados para auxiliar os clientes, e uma equipe comercial especializada, a Girassol conseguiu seguir à risca o maior princípio de seu fundador, que é o atendimento especializado.

A Girassol nestes 40 anos consolidou seus princípios com muito trabalho, ética e com a ajuda das milhares de pessoas que lhe apoiaram neste caminho.

Nossos colaboradores se doaram defendendo nossos valores, nossos clientes confiaram nas nossas ideias, nossos fornecedores investiram em nosso negócio. São a verdadeira riqueza de nossa empresa.

Se no início tudo eram cinzas, hoje temos um campo de Girassóis, que cresce cada vez mais.

 

Deixe um comentário