Diante da pandemia causada pelo COVID-19 é essencial trazer e compartilhar as informações corretas sobre a utilização de produtos desinfetantes eficientes no combate ao vírus, como o álcool 70. O álcool 70 é uma solução alcoólica destinada a higienização das mãos e pode ser encontrado em forma de gel, spray ou espuma.
Somente as soluções alcoólicas registradas pela ANVISA, designadas ao uso nas mãos, possuem em sua composição emolientes e sobre engordurantes que evitam o ressecamento das mesmas após o uso.
A concentração do álcool 70 afeta o poder desinfetante?
Nessa concentração, o álcool etílico possui 70% do volume em relação a todo o conteúdo, sendo o restante, de 30%, composto por água deionizada.
Uma concentração menor do que essa pode servir para a limpeza mais básica de superfícies, mas não tem poder desinfetante contra o COVID-19, por exemplo.
Concentrações mais elevadas também não são indicadas para a utilização nas mãos, já que por ter uma grande concentração de álcool o produto evapora muito rápido e pode não ter tempo de agir contra os agentes nocivos à saúde, também não podendo ser utilizado para esse fim.
É necessário ressaltar que: a utilização de soluções com concentrações mais elevadas de álcool, principalmente as não asseguradas pela ANVISA, também pode ocasionar maior irritabilidade e ressecamento das mãos.
O álcool 70 como desinfetante de superfícies, pode ser utilizado para as mãos?
Não é o ideal. Ele pode desinfetar a área, mas de forma não assegurada pela ANVISA.
Como o produto não foi atribuído para a utilização nas mãos, ele pode ocasionar maior ressecamento e irritabilidade.
É correto utilizar o álcool 70 destinado às mãos em superfícies?
Também não é o ideal.
O álcool 70 destinado às mãos normalmente é mais caro e seu uso em superfícies, mesmo com poder desinfetante, não tem o melhor custo benefício.
Nossa recomendação de desinfetantes próprios para utilização em superfícies são o Multilux BAC – multiuso ultra concentrado bactericida – e Multilux Power – multiuso de limpeza pesada – , principalmente para áreas hospitalares.
Esses produtos, além de serem destinados a esse uso específico, possuem poder bacteriostático, ou seja, possuem efeito residual sobre a superfície evitando a proliferação de agentes nocivos à saúde humana.
Em nosso blog você também pode encontrar Combate ao coronavírus: a importância e passo a passo da limpeza e desinfecção e Propagação do coronavírus: cuidados na higienização de ambientes.