Sanitização de ambientes: para que serve, afinal? Essa prática ganhou foco após a pandemia causada pelo novo coronavírus. Mas, desde antes, toda empresa que prezava pela boa higienização, já aplicava esta técnica com o objetivo de manter seu ambiente limpo e colaboradores e clientes seguros. Neste artigo, você saberá o que é sanitização de ambientes, como funciona, para que ela serve e, ainda, quais produtos utilizar. Vamos lá?

A sanitização de ambientes é importante pois “pesquisas apontam que passamos mais de 90% do nosso tempo no interior de construções. A exposição ao ar poluído de ambientes fechados com elevados níveis de microrganismos nocivos pode causar danos à saúde, além de facilitar a contaminação do novo vírus. Sendo assim, é fundamental que o local esteja limpo com produtos adequados”, explicou o Biólogo Denis Ramos Rodrigues, ao G1.

O problema da contaminação se agrava em locais com grande circulação de pessoas. Então, tendo isso em vista, o processo de limpeza varia de local para local, tendo como base o fluxo de pessoas, materiais, equipamentos e a frequência necessária de limpeza, sendo imprescindível o uso de critérios de classificação das áreas para o adequado procedimento de limpeza.

Sanitização de ambientes: o que é?

A sanitização de ambientes, que também é chamada de desinfecção, é um conjunto de processos de sanitização que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e de ácaros presentes nos ambientes.

Sanitização de ambientes vs Desinfecção: tem diferença?

Apesar de serem utilizados como sinônimos, existe, sim, diferença,

Desinfectar significa destruir ou irreversivelmente inativar fungos e bactérias (mas não necessariamente os esporos) em superfícies rígidas.

sanitizar, significa reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros, com base em parâmetros estabelecidos, sem prejudicar nem a qualidade do produto, nem a sua segurança.

Combate ao Coronavírus_Girassol

Sanitização de ambientes: para que serve?

Esta prática é o processo remoção de sujidades, mediante a aplicação de agentes químicos, mecânicos ou térmicos, num determinado período de tempo. Consiste-se na limpeza de todas as superfícies fixas (verticais e horizontais) e equipamentos permanentes, das diversas áreas do recinto, visando reduzir a carga macrobiótica e promover a segurança do ambiente.

Quais produtos utilizar na sanitização de ambientes?

O Ministério da Saúde recomenda o uso de produtos registrados com a finalidade de desinfecção para a sanitização de ambientes e combate ao coronavírus.

A Girassol possui em sua linha diversos produtos registrados na ANVISA com a finalidade de desinfecção, sendo que alguns deles além de desinfetar, promovem também ação de limpeza, tornando a higienização mais prática e eficiente.

Destacam-se os produtos:

O Multibac BP. Que é um desinfetante hospitalar para superfícies fixas e artigos não críticos. Com um blend otimizado de biguanida polimérica (phmb) e quaternário de amônia, é um dos desinfetantes hospitalares mais potentes e eficazes do mercado. Este produto se mostrou eficiente ao ser testado contra o coronavírus/cepa MHV-3 gênero Betacoronavírus (que possui características semelhantes ao covid-19, MAERS E SARS). A diluição ideal para inibir a infecção é 0,5. O produto possui pH neutro, e não é corrosivo como desinfetantes a base de peróxido de hidrogênio ou cloro.

Além disso é econômico, pois apresenta baixo custo em uso. E mais: é um produto ecoeficiente, com apenas 500 ppm de ativo na diluição final. Saiba tudo sobre o Multibac BP baixando nosso folder digital:

Além do Multibac BP, contamos com o Multilux Bac.

MULTILUX BAC substitui o uso de diversos produtos, tornando a higienização mais rápida, prática, eficiente e econômica. Com este poderoso multiuso, você limpa e desinfeta com uma só operação. E mais, por possuir altíssima diluição, seu custo final diluído é muito inferior ao de produtos domésticos e produtos profissionais a pronto uso. Saiba mais sobre este produto clicando no vídeo abaixo:

A Girassol é uma indústria de produtos químicos para limpeza profissional que, há quase 40 anos, oferece produtos e soluções para limpeza hospitalar, tratamento de pisos, limpeza de cozinhas profissionais, limpeza industrial, higiene pessoal e limpeza e desinfecção geral em todo o território nacional.

2 Comentários

  1. Avatar
    5 de novembro de 2020 em 08:34

    Materiais de excelente qualidade, didáticos, acessíveis e dispo nibilizados pela empresa, gentilmente, pois somos um EAS público.
    Agradeço imensamente e repasso aos funcionários da higienização do HEMOSM.

    • Girassol Química
      9 de novembro de 2020 em 10:58

      Olá Gilda, ficamos muito felizes em poder ajudar. Conte com a gente sempre.

Deixe um comentário