Limpeza hospitalar: saiba os 3 pontos críticos!

O uso de técnicas incorretas na limpeza hospitalar e desinfecção de superfícies  em ambientes hospitalares facilita a disseminação e transferência de microrganismos nocivos à saúde, representando risco à segurança dos profissionais e pacientes que usufruem dos serviços prestados pelo hospital.

Quando o processo é feito de forma correta e padronizada, há controle sobre a população de patógenos, promovendo um ambiente propício para a realização das atividades desenvolvidas no local, assim como a garantia de segurança e conforto aos que transitam nele.

Os gestores, administradores e demais responsáveis por hospitais ou unidades de atenção à saúde devem ficar atentos ao realizarem a escolha de técnicas e materiais utilizados no serviço de limpeza, bem como garantir treinamento adequado às equipes responsáveis, tornando-as aptas a realizar o serviço de forma segura.

Visto a importância do processo de limpeza no ambiente hospitalar, queremos ressaltar aqui 3 pontos críticos que auxiliarão na prevenção e redução de infecções relacionadas ao serviço da saúde. Vamos conferir?

1. Escolha dos melhores produtos de limpeza hospitalar

A escolha do produto é de fundamental importância, pois está relacionada ao tipo de superfície ou equipamento à que está destinado, às condições de conservação que propicia, ao resultado desejado e ao custo do investimento inicial e de manutenção. Assim como os equipamentos, os materiais escolhidos devem ser aprovados por órgãos reguladores da saúde como o SCIH e Anvisa.

Como critérios devem ser seguidos:

  • Ser de baixa agressividade ao ambiente e ao trabalhador.
    Procurar produtos com valores mais próximos ao pH neutro (≈7).
  • Oferecer máxima ação de limpeza e desinfecção.
  • Ser de fácil manuseio.
  • Ser estável mesmo em frente às alterações de luz, umidade, temperatura de armazenamento e matéria orgânica.
  • Possuir eficácia comprovada quanto à desinfecção de microrganismos nocivos à saúde, podendo possuir ação bactericida, tuberculocida, virucida e fungicida.
  • Ser econômico e garantir a utilização de forma plena e otimizada.

Como oferta de produto que possui todos os critérios mencionados acima, a Girassol possui em seu catálogo o Multibac BP, um desinfetante moderno e de alto desempenho, que atende a todas as necessidades dos ambientes de saúde.

A dosagem ideal do produto é garantida por meio de diluidor eletrônico específico de alta precisão, onde a quantidade de produto e água é regulada eletronicamente, proporcionando ao final do processo uma solução totalmente homogênea.

2. Escolha de equipamentos de qualidade para realização da limpeza e conservação

Alguns critérios devem ser seguidos quando falamos sobre a
providência dos equipamentos:

  • Devem ser previamente aprovados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
  • Ser de finalidade profissional, não doméstica.
  • Produzir o mínimo de ruídos.
  • Ser compatível às atividades e locais destinados.
  • Possuir qualidade e tecnologia reconhecida e se possível,
    referências de uso por instituições do ramo da saúde.
  • Ser passível de manutenção ou reposição rápida quando danificado.

Além desses critérios também é necessário estar atento à integridade física do trabalhador que opera o equipamento, garantindo a segurança do mesmo.

3. Treinamento e qualificação para as equipes de limpeza

Embora o hospital possa disponibilizar manuais ou materiais de cunho educacional quanto à forma, frequência, indicação de produtos e equipamentos, dentre outros, que devam ser utilizados como rotina na limpeza, apenas tais atribuições não qualificam o trabalhador para realizar o serviço.

Perguntas não respondidas, excesso de dúvidas e/ou um ato falho de um membro da equipe podem ter como consequência falhas significantes do ponto de vista econômico e biológico.

Deve-se incluir os profissionais de limpeza em rotinas de treinamento, qualificações, oficinas e revisões dos assuntos abordados quanto à forma de realizar o serviço da maneira correta.

Atentar também para que o material disponibilizado seja de fácil acesso e compreensão aos trabalhadores (e para isso pode-se recorrer a figuras ilustrativas ou didáticas semelhantes), além de ser atualizado periodicamente, principalmente se houver mudanças na rotina de limpeza.

Por ser especialista em limpeza profissional, a Girassol proporciona treinamentos técnicos e práticos para seus clientes, tais como: tratamento de pisos, sistemas de desinfecção, limpeza industrial, limpeza de áreas de saúde e limpeza de pisos e superfícies. Os treinamentos objetivam capacitar o profissional de limpeza para executar o processo correto e utilizar o produto recomendado.

Visando a comodidade do cliente, a Girassol ainda realiza os treinamentos diretamente nas instalações do cliente ou na sua própria sede.

O que a Girassol tem para oferecer?

Os 3 pontos citados acima são críticos pois compreendem os aspectos mais importantes e abrangentes dentre o universo de informações sobre limpeza hospitalar.

O controle de riscos de contaminação, saber lidar com problemas de infecção hospitalar, conhecer os processos de descontaminação e até mesmo a postura que um profissional de limpeza deve adotar, são conteúdos que encorajamos os gestores ou encarregados sobre a limpeza, abordar de forma mais precisa e específica com a equipe responsável.

Quem somos? 

Fundada em 1981, a Girassol nasceu e se desenvolveu junto com o mercado profissional de limpeza. Hoje ela oferece produtos e soluções para limpeza hospitalar em todo o território nacional. 

Para mais informações consulte nosso catálogo de produtos para higienização hospitalar e oferta de equipamentos reconhecidos
nacionalmente. 

Se você quer contar com profissionalismo, então conte conosco!

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