Limpeza, desinfecção, higienização e sanitização, são variados os nomes dos processos que compõem uma limpeza profissional.  Sabendo da dificuldade de compreensão que muitas pessoas têm ao se deparar com esses termos, elaboramos este post blog para te ajudar a entender cada um deles de uma vez por todas. Vamos lá?

 

A pandemia do coronavírus mudou a rotina das empresas brasileiras. Congressos e eventos foram suspensos, viagens canceladas, funcionários trabalhando em formato home office, campanhas de prevenção, distribuição de álcool gel, reuniões por videoconferência, quarentena para quem voltar do exterior e fim de visitas foram algumas das principais medidas adotadas. E, para as que não puderam adotar o home office, limpeza profissional severa.

Uma das palavras mais repetidas de 2020 foi, sem dúvidas, desinfecção. O termo, apesar de conhecido, ganhou uma nova importância devido ao enfrentamento de um vírus com um nível de contágio tão alto. Mas, já desde antes dele, manter o ambiente profissional higienizado e em condições de trabalho é uma das tarefas mais difíceis num local profissional.

Confira abaixo a diferença de cada um desses processos e, também, produtos Girassol que são grandes aliados nessa jornada.

O que é limpeza?

Limpeza é a atividade que engloba os procedimentos e operações que removem sujidades visíveis, agregadas ou não às superfícies, sem alterá-las, em todos os tipos de ambientes.

Vale ressaltar que a limpeza é a primeira etapa, nela, com um pano seco ou úmido aliado à limpadores, você retira as sujeiras visíveis a olho nu, e já elimina em torno de 60% dos micro organismos presentes.

Seguem aqui alguns exemplos de produtos que cumprem essa função também.

 

Desinfecção de ambientes:

O que é?

A desinfecção consiste no processo de destruição de microrganismos, principalmente patogênicos – aqueles capazes de transmitir doenças infecciosas – presentes em um ambiente.

Para que serve?

O objetivo de um processo de desinfecção de um ambiente consiste no uso e na aplicação de um desinfetante, que visa eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus, assim como o Sars-CoV-2, causa do Covid-19, reduzindo-os a níveis não patogênicos. Os desinfetantes são classificados e registrados na ANVISA de diferentes formas, dependendo de sua finalidade, exigindo-se maior desempenho em situações mais críticas.

Uso geral: Desinfetantes de uso geral são os indicados para desinfecção de ambientes em geral, escolas, escritórios, indústrias, etc.

Seguem aqui alguns exemplos de produtos que cumprem essa função também.

Hospitalar: Para hospitais e áreas de saúde deve-se utilizar um desinfetante hospitalar. Para área de alimentos, produtos voltados para esta área.

Produto aliado: MULTIBAC BP.

Ele é um limpador desinfetante hospitalar para superfícies fixas e artigos não críticos. Limpa e desinfeta em uma só operação, garantindo maior eficiência no processo. Com um blend otimizado de biguanida polimérica (phmb) e quaternário de amônia, é um dos desinfetantes hospitalares mais potentes e eficazes do mercado. Este produto se mostrou eficiente ao ser testado contra o coronavírus/cepa MHV-3 gênero Betacoronavírus (que possui características semelhantes ao covid-19, MAERS E SARS). Este produto possui pH neutro, e não é corrosivo como desinfetantes a base de peróxido de hidrogênio ou cloro. Além disso é econômico, pois apresenta baixo custo em uso. E mais: é um produto ecoeficiente, com apenas 500 ppm de ativo na diluição final. Saiba tudo sobre o Multibac BP clicando aqui ou no botão abaixo:

Ou assista o vídeo no Youtube.

  

Outro produto que é um grande aliado na desinfecção de ambientes é o HIGIECLOR. Confira mais sobre ele no site.

Higienização de ambientes:

O que é?

A higienização corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção. Entende-se como higienização o ato de limpar o ambiente retirando as sujidades seguido pela aplicação de um desinfetante, realizando uma desinfecção. Assim, o ambiente além de limpo, se torna mais seguro. Produtos com dupla função, os multiusos bactericidas, promovem a higienização em uma etapa só, por possuírem em sua formulação agentes de limpeza e de desinfecção. É o processo mais indicado para os ambientes em geral em meio a pandemia.

Seguem aqui alguns exemplos de produtos que cumprem essa função também.

MULTILUX BAC substitui o uso de diversos produtos, tornando a higienização mais rápida, prática, eficiente e econômica. Com este poderoso multiuso, você limpa e desinfeta com uma só operação. E mais, por possuir altíssima diluição, seu custo final diluído é muito inferior ao de produtos domésticos e produtos profissionais a pronto uso. Saiba mais sobre este produto clicando no vídeo abaixo:

 

DETERGENTE CLORADO também é um excelente aliado na higienização de ambientes. Saiba mais sobre este produto clicando no vídeo abaixo:

 

Sanitização:

O que é?

Sanitizar significa reduzir microrganismos críticos para saúde em níveis considerados seguros, com base em parâmetros estabelecidos, em equipamentos e ambientes, sem danificá-los. É um processo normalmente ligado a indústria alimentícia, utilizando-se de produtos específicos, agentes físicos e térmicos, e obedecendo regras próprias de descontaminação.

Seguem aqui alguns exemplos de produtos que cumprem essa função também, o SANIMAX e SANICLOR.

 

Bônus: Você sabe o que  é esterilização?

ESTERILIZAÇÃO

A esterilização consiste em eliminar 100% dos germes, por meio de processos físicos e químicos mais agressivos, utilizando-se de alta temperatura e um tempo maior de operação. Este processo normalmente é utilizado em áreas de máxima segurança, e em artigos cirúrgicos por exemplo.

Baixe o nosso e-book e saiba quando e qual produto ideal utilizar no combate ao coronavírus:

Combate ao Coronavírus_Girassol

 

A Girassol é uma indústria de produtos químicos para limpeza profissional que, há quase 40 anos, oferece produtos e soluções para limpeza hospitalar, tratamento de pisos, limpeza de cozinhas profissionais, limpeza industrial, higiene pessoal e limpeza e desinfecção geral em todo o território nacional.

Estamos à disposição para passar mais informações dos nossos produtos e fornecer amostras. E para solicitar um contato da equipe comercial, basta clicar aqui e preencher seus dados.

 

Deixe um comentário